Entender as regras básicas do Futebol Americano, embora à primeira vista possa parecer extremamente difícil é simples. Obviamente que para se tornar um profundo conhecedor de todos os detalhes do esporte requer tempo, dedicação e paciência. A Shotgun NFL Brasil com esse guia completo das regras, vai deixar você que não entende absolutamente nada do esporte por dentro do básico sobre o Football , que é o mais importante para quem esta começando a se interessar pelo esporte. Entendendo a primeira parte do Guia "PRIMEIROS PASSOS", vai ficar muito mais fácil a sua aventura pelos capítulos subsequentes.
.
EQUIPAMENTO
Antes de começarmos a falar específicamente sobre as regras, é importante falarmos um pouco do equipamente necessário para que possa ocorrer uma partida de futebol americano. E nada melhor do que começar a falando sobre a bola.

A bola de futebol americano é uma evolução da bola de rugby. A bola de rugby surgiu em 1857, e foi a bola oficial do football até 1896 quando o termo "prolate spheroid" surgiu para definir o formato da bola de football. O tamanho não seguia uma medida padrão, somente existia uma descrição oficial do seu formato. Hoje as bolas são mais alongadas e aerodinâmicamente designadas para girar em torno de seu longo eixo quando lançadas pelo ar. A bola oficial da NFL desde 1941 é fabricada pela Wilson. Todas são fabricadas com um alto controle de qualidade e monitoradas e com participação de pessoas qualificadas que comandam as máquinas. A bola é feita de couro natural e costurada a mão na finalização da mesma. Abaixo estão as específicações oficiais da NATIONAL FOOTBALL LEAGUE.


O campo de jogo do futebol americano, é um outro aspecto importantíssimo para se conhecer as regras do esporte. O piso pode ser em grama natural (natural grass) ou artifical (turf). No gráfico abaixo estão todos os detalhes de onde é disputada uma partida de football.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
COMPRIMENTO TOTAL DO CAMPO :- O comprimento total do campo é de 120 jardas (109,7 metros). O comprimento total inclui as duas áreas de gol (endzones). A largura do campo é de 53.3 jardas (48.7 metros). Essa área esta compreendida entre as duas End Lines e as duas Side Lines.
ÁREA DE JOGO (PLAYING FIELD) :- A área de jogo, ou seja a região do campo onde acontece a maiora das jogadas e onde é gasto o maior tempo jogando-se uma partida de futebol americano. Tem 100 jardas (91,44 metros) de distância. Essa área vai de uma Goal Line a outra e está entre as Side Lines.
COMPRIMENTO DA ENDZONE : - É a área compreendida entre a Goal Line e a End Line, limitadas nas laterais pelas side lines. A Goal Line "faz parte da endzone" a End Line é considerada "fora de campo". Na Endzone acontece teóricamente a anotação de pontos mais importante dos jogos, o TOUCHDOWN. Mas mais para frente falaremos sobre pontuação, não se preocupe com isso agora.
SIDELINES : - É o limite do campo nas laterais. Em cima da side line é considerado fora de jogo, portanto nas sidelines caso alguém esteja sobre ele, é considerado fora de campo.
END LINE : - É a linha final do campo, paralela as goal lines. A End Line é considerada área externa do campo. Se algum jogador estiver sobre a end line esta fora de jogo.
GOAL POST : - São as "traves" do futebol americano. Seu formato em "Y" é característico. O "Y" está localizado projetando-se o centro da endzone para trás das End Lines. São pintados sempre com a cor ouro claro. As medidas oficiais você vè na figura abaixo:
___________________________________________________________
Passando a bola por entre os postes perpendiculares a crossbar, é possível a anotação de dois tipos de pontuação.
Um field goal que valem 3 pontos e o ponto extra que vale 1 ponto, mas como já disse isso é assunto para o futuro.
As distâncias ao lado em vermelho já estão em metros e embora possa parecer muita fácil chutar uma bola dentro dessa area, os números abaixo mostram que a distância é o principal fator para o sucesso.
Esse números são de 1995 e mostra a performance dos kickers na NFL até então.
1.Chutes de 1-19 jardas: 94.7% de sucesso;
2.Chutes de 20-29 jardas: 91.7 % de sucesso;
3.Chutes de 30-39 jardas: 82.4 % de sucesso;
4.Chutes de 40-49 jardas: 64.8 % de sucesso, uma redução significativa;
5.Chutes de mais de 50 jardas : 50.5 % de sucesso.
___________________________________________________________
GOAL LINE : - As Goal Lines estão incluidas na area das endzones, ou seja se a bola estiver num plano acima das goal lines é considerado dentro da endzone. É a "entrada" para a endzone, mas fazendo parte dela também.
ENDZONE : - Área de anotação de pontos. Aqui acontecem os touchdowns, safeties ou conversão de 2 pontos após touchdowns. A Endzone engloba as goal lines e é limitada lateralmente pelas side lines e no seu final pela end line. É sem dúvida a região mais importante do campo e onde 99% das partidas são definidas.
HASHMARKS :- São aquelas pequenas linhas internas do campo. Quatro colunas de " hashmarks" são pintadas ao longo de todo o comprimento do campo.Estão localizadas há 21,3 metros das sidelines. São sempre em número de 4 marcas até a "linha que demarca 5 jardas no campo". Acompanhe na gravura abaixo, uma imagem ampliada do campo destacando as "hashmarks".
As hashmarks são de importância fundamental na orientação para os árbitros de onde se encontra a bola após o término de uma jogada. Acompanhe na imagem ao lado de 3 situações corriqueiras de localização do ponto exato onde deve ser colocada a bola apõs o término de uma jogada. Repare que nas jogadas laterais, quando a bola para em algum ponto perto das sidelines, tanto as "hashmarks" que estão bem próximas das side lines como as do centro do campo, servem de orientação para a colocação da bola sempre próximo ao centro do campo. Sem essas pequenas marcas seria muito dificil para os árbitros se orientaram e determinarem o local exato ou bem próximo do exato de onde a bola parou na jogada. Com o gráfico ao lado explicando essas 3 situações que podem ocorrer não ha mais dúvidas sobre como os juízes determinam onde a jogada parou e onde a football se encontra.
LINHAS DAS 5 JARDAS :- A cada 4 "hashmarks" uma linha que atravessa o campo unindo as sidelines opostas é traçada marcando 5 jardas no campo.
O campo de football tem uma margem de 1,8 metros pintado em cor branca, que envolve todo o campo, essa área toda é considerada fora de campo.
Texto de Luis Fernando S Almeida @ Copyright Shotgun NFL Brasil 2006